Com o objetivo de oferecer conhecimento de forma dinâmica e direta sobre o Código de Ética Odontológica (CEO), o CFO Esclarece disponibiliza informações sobre premiações na Odontologia.
O Código de Ética Odontológica no seu artigo 20, deixa claro que não é permitido que os cirurgiões-dentistas e consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como premiação os serviços oferecidos pelo profissional.
Além disso, não é permitido a oferta de brindes ou qualquer outra forma de recompensa com o objetivo de atrair clientes, como, por exemplo, oferecer um sorteio de celular a quem passar por consulta. Tais ações são consideradas concorrência desleal.
Mas seria possível oferecer algum tipo de brinde aos pacientes? Sim. Brindes sem caráter mercantilista ou para atrair a clientela, podem ser oferecidos, como conceder escovas de dentes após a consulta, desde que observados os demais critérios do CEO.
O descumprimento desta regulamentação prevista, ocasionará ao profissional da Odontologia infrator, um processo ético disciplinar.
Exercer a Odontologia com ética, é dever de todos!
Para baixar o Código de Ética, acesse: https://website.cfo.org.br/codigos/
Em caso de dúvidas, ou orientações, entre em contato com a Central de Atendimento a Odontologia.
Telefone: 0800 000 4499
Email: ouvidoria@cfo.org.br / cfo@cfo.org.br
Chat online: (https://bit.ly/4awPyI2).
OBS: Texto baseado nos artigos 20 e 44 do Código de Ética Odontológica