Dia nacional do diabetes: Saiba qual a relação da saúde bucal

Neste Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, o CFO reforça a importância dos cuidados odontológicos como parte fundamental do controle e da qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 16 milhões de brasileiros convivem com a doença. Além dos impactos na saúde geral, o diabetes também pode influenciar diretamente a saúde bucal, aumentando o risco de inflamações e doenças periodontais.

De acordo com o Dr. Ricardo Guimarães Fischer, Professor Titular de Periodontia e Diretor da Faculdade de Odontologia da UERJ, pacientes diabéticos apresentam um fator de risco até três vezes maior para desenvolver doença periodontal quando comparados a pessoas sem diabetes.

Essa relação também funciona no sentido inverso: tratar a saúde periodontal pode contribuir para um melhor controle glicêmico e para a redução das complicações associadas à doença.

A Periodontia, especialidade responsável pela prevenção e tratamento das doenças que afetam a gengiva e os tecidos de suporte dos dentes, desempenha um papel essencial nesse processo. O acompanhamento odontológico regular, aliado aos cuidados médicos e nutricionais, fortalece a promoção da saúde integral e proporciona mais qualidade de vida aos pacientes.

Para o Dr. Ricardo Fischer, o cuidado multidisciplinar é indispensável. O trabalho conjunto entre cirurgião-dentista, endocrinologista e nutricionista permite um acompanhamento mais completo, contribuindo para o controle da doença e para a prevenção de complicações sistêmicas e bucais.

Neste 26 de junho, o CFO reforça: manter consultas periódicas, uma boa higiene bucal e o controle da glicemia são atitudes fundamentais para quem convive com o diabetes.

Porque cuidar da boca também é cuidar da saúde como um todo.

Compromisso com a atualização: CRO reforça presença na trajetória de profissionais com palestras para ASBs e TSBs

O Conselho Regional de Odontologia do Acre organizou, nesse sábado, 20, uma ação de educação continuada para ASBs e TSBs que contou com palestras de instrumentalização cirúrgica, materiais utilizados em prótese e escaneamento digital.

Mais de 30 profissionais prestigiaram a ação, que contou com o apoio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC/AC) que cedeu o auditório da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira para a realização do evento.

A iniciativa reforça a presença do CRO na trajetória de quem faz a odontologia acontecer. O presidente Luiz Antônio Marques ressaltou o compromisso da instituição com a atualização dos inscritos. “A nossa importante função é dar uma atualização, uma educação continuada para esses profissionais para que possam ajudar o nosso cirurgião-dentista no seu dia a dia na promoção de saúde bucal”, declarou.

Quem também reconheceu a contribuição do encontro foi a auxiliar em saúde bucal Lohrana Moura. Para ela, ações como esta valorizam os profissionais.

“É uma valorização muito importante para nós profissionais, que muitas vezes nos enxergam com olhares pequenos, mas somos profissionais que trabalhamos muito para trazer novas atualizações da saúde bucal”, afirmou.

ASB Lohrana Moura ressaltou importância da atualização profissional

Confira a galeria abaixo com as fotos da ação:

Presidente da Câmara recebe CFO para discutir piso salarial dos cirurgiões-dentistas

Imagem: Visita do CFO a residência do Presidente da Câmara em 17/06/2026

No dia 17 de junho, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Jairo, reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para discutir pautas relacionadas à valorização da Odontologia, com destaque para o piso salarial dos cirurgiões-dentistas.

Durante o encontro, o presidente do CFO reforçou a importância do avanço da proposta que institui o piso salarial dos cirurgiões-dentistas, destacando que a medida representa um passo fundamental para a valorização da categoria, o reconhecimento da atuação profissional e o fortalecimento da Odontologia brasileira.

Hugo Motta demonstrou apoio à pauta e comprometeu-se a contribuir com as articulações necessárias para o avanço das discussões no âmbito do Poder Legislativo.

A reunião integra a agenda institucional do CFO em defesa dos interesses da categoria e do fortalecimento da Odontologia brasileira.

CRO lança ação de educação continuada para ASBs e TSBs; saiba como se inscrever

Com objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional, o Conselho Regional de Odontologia do Acre realiza uma ação de educação continuada exclusiva para ASBs e TSBs com inscrição ativa, no dia 20 de junho, na Escola Técnica de Saúde Maria Moreira, em Rio Branco.

A iniciativa vai contar com três palestras ministradas por especialistas renomados, abrangendo Instrumentação Cirúrgica, Prática em Escaneamento Digital e Materiais Utilizados em Prótese.

Mas atenção: As vagas são limitadas. Garanta sua inscrição através do link.